2. Rossio
3. Colégio dos Meninos Órfãos (Rua da Mouraria)
No título original, "Rua da Mouraria, Meninos Órfãos". Um ângulo apertado e uma árvore "impertinente", tudo coisas incapazes de perturbar Mestre Roque Gameiro.
4. Rua Maria Pia e Igreja do Triunfo
Seria necessário elevarmo-nos 10 metros no ar, para conseguir ver o pequeno Pátio João da Costa (em baixo à esquerda) segundo este ângulo. O terraço da casa "por trás de nós" poderia dar a elevação necessária. Mas é muito mais recente que o quadro... Entretanto, o Pátio está exactamente na mesma, tendo apenas ganho um portão na entrada.
5. Calçada da Bica Grande
21 e 6. Rua do Benformoso
Roque Gameiro pintou 2 aguarelas quase no mesmo local da Rua do Benformoso. Uma cena completa a outra, e o mesmo ocorre com as imagens actuais. A correspondência entre os dois quadros verifica-se na casa com o telhado em bico.
O que é interessante verificar neste par de imagens é a inesperada quantidade de coincidências: A casa de ressalto é a mesma e as reixas nas varandas ainda se mantém, mas resta apenas o último dos 3 edifícios. O prédio rosa tomou o lugar dos outros 2. Duas portas desapareceram junto ao sinal de trânsito "30" para dar lugar a um estabelecimento com um nome delicioso; mas tudo o mais se mantém nesta casa, incluindo as ferragens das varandas e um esboço da original moldura das janelas curvas. O prédio a seguir é o mesmo, mas as águas-furtadas converteram-se em 2º andar e o telhado em bico desapareceu. Finalmente, no último prédio, a janelinha do telhado ainda lá está...
9. Beco do Castelo
10. Largo da Achada
O Largo da Achada levou obras recentes e ficou assim.
11. Jardim de S. Pedro de Alcântara, vista sobre a Baixa
13. Rua da Mouraria
O título da pintura é "Rua da Mouraria e Largo da Saúde"
14. Rua do Século, antiga Rua Formosa (Alto do Longo)
15. Arco de Jesus
16. Largo da Penha de França
17. Escadinhas dos Remédios (vistas de cima)
18. Rua de São Miguel
Mestre Roque Gameiro "flutuou" a cinco metros de altura para captar esta cena, algo impossível a este "fotografador".
19. Largo de São Miguel
20. Rua dos Remédios
22. Arco de Penabuquel
23. Pátio das Varinas na Rua do Castelo Picão
Quando a pintura foi feita, este pátio dava directamente para a rua. Posteriormente, colocaram um muro e uma porta onde dantes era o lancil. Em consequência, não é possível recuar o suficiente.
24. Rua do Sol ao Rato, cruzamento com a Av. Álvares Cabral
O título da pintura é "Rua do Sol ao Rato, cruzamento com a Rua de São Bento". Entretanto, a Av. Álvares Cabral veio interpor-se entre estas duas ruas. Mas foi neste ponto que o Mestre colocou o seu cavalete. Ainda que tudo esteja muito diferente, o prédio alaranjado à esquerda a meio da subida parece o mesmo. E, lá em cima, na esquina com a Rua D. Dinis, o palacete amarelo é definitivamente o mesmo.
26. Travessa do Terreiro do Trigo
27. Arco Escuro
28. Rua da Mouraria
O título da pintura é "Rua da Mouraria, Capela de Nossa Senhora da Guia"
29. Entrada norte do Pátio de Dom Fradique
30. Beco do Espírito Santo ao Largo do Chafariz de Dentro
31. Rua das Farinhas
33. Largo da Achada
34. Travessa de São João da Praça, vista de cima
35. Rua do Capelão (início)
36. Rua das Madres
37. Rua do Loureiro
39. Largo de Santo Estevão, visto de baixo
A árvore cresceu (ou o pintor ignorou-a, coisa que uma fotografia não faz). Só a imagem de baixo consegue encontrar os detalhes da pintura.
40. Largo de Santo Estevão, visto de cima
41. Escadinhas de São Miguel x Rua do Castelo Picão
43. Rua de São Miguel (entrada)
Os prédios de esquina desapareceram ambos. À esquerda, um baldio. À direita, um estaleiro.
44. Rua dos Cegos (casa quinhentista)
45. Calçada de São Vicente e Rua dos Corvos
46. Rua de São Pedro no Largo do Chafariz de Dentro
48. Largo do Convento da Encarnação
49. Rua dos Corvos
51. Escadinhas dos Remédios (vistas de baixo)
52. Calçada de São Lourenço vista do Largo dos Trigueiros
53. Travessa da Portuguesa vista da Rua do Marechal Saldanha
54. Rua de São Miguel
55. Chafariz do Largo de São Paulo
A cena exigiria um posicionamento mais à direita, mas a árvore não o permitiu. Ou a igreja aparecia na imagem ou o topo do chafariz desaparecia.
56. Largo do Carmo (chafariz)
57. Rua de São Pedro Mártir
58. Rua do Vale a Jesus
60. Casa dos Bicos @ Rua dos Bacalhoeiros
O prédio vermelho não diminuiu, a Casa dos Bicos é que ganhou dois andares.
61. Rua da Judiaria
63. Pátio do Carrasco
66. Rua do Castelo Picão
67. Rua das Amoreiras (Igreja de N.Srª de Monserrate)
69. Cais das Colunas
71. Largo do Menino Deus
73. Igreja de Santa Luzia no Largo das Portas do Sol
74. Escadinhas de Santo Estevão
75. Largo do Menino Deus visto da Travessa do Açougue
76. Travessa de São João da Praça
79. Rua da Galé
81. Beco dos Curtumes
Esta imagem (e também a #92) permitem constatar as alterações profundas que ocorreram no Beco dos Curtumes, as quais transformaram um bonito recanto típico de Lisboa num pardieiro imundo e mal-cheiroso.
82. Largo do Chafariz de Dentro
83. Cais do Sodré ("restos da praia")
(dir-se-ia que ainda é praia... pelo menos, o banhista deitado em cima do pontão seria capaz de jurar...)
87. Rua da Adiça
O título da pintura é "Rua Norberto de Araújo, antiga Calçada de São João da Praça". Mas neste ponto, a Rua Norberto de Araújo já se converteu na Rua da Adiça.
88 . Rua de São Pedro
89. Rua de São Miguel
Na imagem de baixo, outra versão do mesmo quadro, actualmente no Museu da Cidade.
90. Rua da Regueira x Beco das Cruzes
91. Rua da Madalena, Escadinhas de São Cristóvão
A "foto impossível"... Subindo ao 3º andar do prédio em frente (amabilidade da "POLLUX"), o ângulo é semelhante mas o recuo é insuficiente (o Pintor parecia voar...). Além disso, construíram um prédio sobre as Escadinhas, ocultando o edifício em segundo plano. Mas por trás, ele ainda lá está (imagem de baixo).
92. Beco dos Curtumes
Esta imagem (e também a #81) permitem constatar as alterações profundas que ocorreram no Beco dos Curtumes, as quais transformaram um bonito recanto típico de Lisboa num pardieiro imundo e mal-cheiroso.
93. Rua do Arco a São Mamede
94. Rua do Século (Chafariz da Rua Formosa)
95. Chafariz das Janelas Verdes
96 . Rua da Mãe d'Água, Chafariz da Alegria
97. Cova da Moura (entrada para o Quartel)
O local é o mesmo, a entrada é a mesma, tudo o mais parece ter sido alterado.
99. Largo do Convento da Encarnação
100. Calçada do Combro ("Palácio dos Paulistas, antigo Correio-Geral")
103. Rua do Comércio
Impossível reproduzir esta cena sem subir ao telhado do prédio "atrás de nós" (o que Roque Gameiro provavelmente fez). E o único edifício imediatamente reconhecível é a Sé, já sem os seus telhados em bico.
Imagens sem futuro
Roque Gameiro não poderia supôr que estava a pintar para memória futura. Mas algumas das suas imagens são hoje o único testemunho de recantos de Lisboa há muito desaparecidos. Outras permitem ter uma visão clara do que a passagem do tempo pode fazer: certos locais que hoje parecem imutáveis, não se reconhecem nas imagens de há cem anos.
Torrinha no cimo da Avenida da Liberdade (#77). Desaparecida.
Pátio do Peneireiro (#68) e Pátio do Prior (#42)
Ambos ainda existem, mas estão irreconhecíveis.
Arco de Santo André (#64 e 70). Desaparecido.
Calçada do Jogo da Péla (#47) e Largo do Rato (#98). Ambos totalmente irreconhecíveis.
Largo da Saúde e Paço de D. Fernando (#7 e 25). Desaparecido.
Rua do Arco do Marquês de Alegrete (#32). Desaparecido.
Convento das Francesinhas (#50). Desaparecido. // Convento da Esperança (#84). Irreconhecível.
Largo de Santo Estevão (#59) // Rua de Santo Estevão (#38)
Recantos irreconhecíveis. Na segunda imagem, o prédio da direita ocupa provavelmente o lugar do actual Largo do Vigário.
Rua da Regueira (#80) e Rua de São Miguel (#8). Cenas irreconhecíveis.
Largo de Santo Estevão (#59) // Rua de Santo Estevão (#38)
Recantos irreconhecíveis. Na segunda imagem, o prédio da direita ocupa provavelmente o lugar do actual Largo do Vigário.
Rua da Regueira (#80) e Rua de São Miguel (#8). Cenas irreconhecíveis.
Sem comentários:
Enviar um comentário